Nossa História

 

           Em 1970 o Governo Federal lança o Plano de Renovação dos Cafezais e oferece financiamento farto para a produção de café estimulando, principalmente, os Estados do centro-sul (regiões do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) a aumentarem o parque cafeeiro. 
          Com essa oportunidade, Gabriel Bernardes Alves - e Daniel Araújo Alves - resolvem tentar o plantio de café em, aproximadamente, 6 hectares de terra, situados ente a cidade de Campos Gerais e Campo do Meio, utilizando os recursos deste financiamento.
(fotos)
            Após uma sequência de geadas entre 1975 e 1979 e outros contratempos, meu avô Gabriel resolve abandonar o empreendimento. Desse momento em diante, Sr. Daniel com o auxílio de sua esposa Ilda Luiza de Carvalho Alves, assumem integralmente a responsabilidade de investir, administrar e realizar as operações da Empresa Rural. 
           Com o passar dos anos, foi se adquirindo uma maior experiência e expandindo a área de plantio e, em 1990, nossa família toma a decisão de mudar-se para cidade de Alfenas, onde teríamos mais acesso a recursos a de educação, saúde e oportunidades de trabalhos. 
          Nesta época, para se manter presente junto à família, meu pai passa a manter a rotina de ir e voltar a Alfenas, dormindo alguns dias na cidade e outros na fazenda.
            Destaca-se a produção de 1996 pois, neste ano, nossa região enfrenta os resultados de uma geada e uma consequente alta no preço do café. Isto ajudou a controlar as finanças da empresa rural, permitindo a aquisição de novas áreas de plantio e renovação de café. 
          Até o ano de 2010, todo o processo de plantio, cuidado e colheita do café era executado praticamente manualmente, com a ajuda de tração animal.
       No entanto, a partir dessa data, novos veículos e implementos são adquiridos: Trator Cafeeiro, Carreta Hidráulica, Bomba de Herbicida, Bomba de Pulverização, Roçadeira e Estrutura e secador rotativo. Bem como são realizados investimentos referentes à estrutura física da fazenda. 
         Infelizmente, devido a problemas no coração, no dia dois de janeiro de 2016 SR Daniel Araújo Alves nos deixa dando início, assim, a uma nova fase na Empresa Rural. 
         Neste mesmo ano, seu filho caçula - Eduardo Assis Alves - assume a administração da fazenda.
          Desde então, foram várias as tentativas de fazer a empresa continuar a dar certo. Infelizmente, o momento para o café não está se apresentando favorável e estamos enfrentando algumas dificuldades. 
       Até outubro de 2018 todo o gerenciamento, planejamento e execução das atividades eram terceirizados, o que aumentava custo de produção e a partir dessa data, Eduardo toma a decisão de realizar a gestão total e começa a reavaliar todo o histórico de atividade, bem como passa a realizar as ações necessárias para transformar a fazenda em um negócio viável e sustentável para toda a família. 
        Atualmente, o empreendimento de café contempla 35,7 hectares, houve compra de novos implementos, investimento na expansão da estrutura física para garantir a rapidez e obtenção de qualidade, foco na rastreabilidade de lote, novas tentativas de vendas, entre outras ações. 
         Com alguns objetivos já alcançados, a empresa se Certifica através da UTZ em 2020 e a qualidade do café vem melhorando a cada ano, o que se deve ao planejamento para que a execução dos procedimentos relativos ao plantio, aos cuidados da colheita do café e pós colheita ocorram nas épocas mais adequadas para obtenção da qualidade desejada.

 


CAMPOS GERAIS

Rodovia Campos Gerais - Campo do Meio
KM 8                



Telefone

Whats: (35) 99232-1111
contato@carvalhoalves.com